Palestra proferida na sede da FecomercioSP, São Paulo, 31 de agosto de 2017.

FecomercioSP promoveu seminário sobre as oportunidades para o Brasil com o Brexit

 

Evento contou com a presença da sócia de Noronha Advogados em, Londres Vera Dantas Innes, bem como do embaixador Rubens Barbosa, e do representante da FecomercioSP para a Europa, CEO da True Bridge Consultancy, Bernardo Ivo Cruz

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio de seu Conselho do Comércio Externo, realizou o seminário intitulado Brexit: Oportunidades para o Brasil.

O evento teve como objetivo debater o tema, principalmente as oportunidades de negócios possíveis com a reorganização da corrente de comércio e investimento do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) que, após um referendo popular (plebiscito) em 2016, decidiu sair da União Europeia (UE).

O seminário foi realizado em 31 de agosto, na sede da Federação, em São Paulo.

O debate foi dividido em três blocos, sendo que o primeiro contou com a participação da sócia e responsável pelo escritório Noronha Advogados em Londres, Vera Dantas Innes, que abordou o tema “O ambiente e as dúvidas dos britânicos com o Brexit”.

O segundo bloco focou a ótica do processo de saída do Reino Unido da UE e contou com a participação de Bernardo Ivo Cruz, representante da FecomercioSP para a Europa, ex-secretário de Negócios Estrangeiros de Portugal, ex-diretor da Agência de Promoção Comercial e de Investimentos de Portugal no Reino Unido e atual CEO da True Bridge Consultancy.

No terceiro e último painel, o tema foi “Os impactos e possibilidades para o Brasil”, e contou com a presença de Rubens Barbosa, que foi embaixador do Brasil em Londres de janeiro de 1994 a junho de 1999, e em Washington de junho de 1999 a março de 2004.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 156 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista – e quase 10% do PIB brasileiro –, gerando em torno de 10 milhões de empregos.

Agradecimentos

Noronha Advogados agradece a oportunidade de ter participado de tão interessante seminário, especialmente ao Presidente do Conselho do Comercio Externo e Vice Presidente da FECOMERCIO : Euclides Carli e aos Assessores Thiago Santana Carvalho e a Jean-Claude E. Siberfield.

Vera H. de Moraes Dantas Innes | Sócia / Partner
NORONHA ADVOGADOS – Londres | Tel: 44-20-7581-5040

Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1993. Cursou Pós-Graduação na University College London, Universidade de Londres de 1985 a 1986.