Descrição: Annus Horribilis – 2020 é um livro de combate. E, desde Cervantes, se soube que o humor é uma arma tão eficaz quanto a espada. António Paixão demonstra que a alegria, a ironia, o escárnio são, por vezes, punhais mais eficazes do que as armas convencionais.
Este livro, ou adaga, entre tantos aprendizados, apresenta-nos a lição de que o neofascismo não se enfrenta com a polidez de datas vênias ou tapas de luvas de pelica. Para esmagar o fascismo, como a um inseto, parafraseando Carlos Drummond de Andrade, é necessário que a resistência tenha no seu arsenal a contundência da verdade e a virulência do escracho.
E quando a literatura faz as pessoas zombarem do tirano e ridicularizarem seu clã e sua corte, a tirania fascista é despida de sua falsa inexpugnabilidade, cria a consciência do engajamento na jornada da resistência e nas fileiras da frente ampla em defesa da vida, da democracia, do desenvolvimento soberano e dos direitos.
Do prefácio de autoria do jornalista e poeta Adalberto Monteiro.
Publicado: 2021
Editora: Observador Legal
País de Origem: Brasil
Edição: 1
Idioma: Português
Páginas: 336
ISBN: 9-7865991387-13
Advogado admitido no Brasil, Inglaterra e Gales e Portugal. Formou-se em direito pela PUC-SP em 1975. Árbitro do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), e professor de direito do comércio internacional na pós-graduação da Universidade Cândido Mendes (RJ).