Desde 1978, ano em que teve início a política de reforma e abertura, a construção da modernização da China entrou numa nova etapa com o crescimento econômico muito rápido, o progresso social em todos os aspectos e a constante melhoria da vida do povo. Comparando a atualidade com o passado, estão registradas as dez grandes mudanças históricas verificadas no desenvolvimento social e econômico da China. Em 1997, o Produto Interno Bruto (PIB) atingiu 7477 bilhões e 200 milhões de yuans (900 bilhões e 867 milhões de dólares norte-americanos), sendo 5,92 vezes do da fase inicial da reforma e abertura segundo os cálculos com preços não variáveis. Conforme os dados publicados pelo Banco Mundial, o PIB da China de 1997 ficou no 7º lugar do mundo. O constante e rápido crescimento econômico. Entre os anos 1979 e 1997, o índice de crescimento do PIB ao ano foi de 9,8%, ritmo muito mais rápido que 6,1 % verificado 26 anos atrás, antes da reforma e abertura. Durante estes anos, surgiram dois períodos de crescimento rápido: entre 1982 e 1988, o crescimento ao ano foi de 11,4% e entre 1991 e 1997, 11,2%. Especialmente no segundo período de crescimento rápido entre 1991 e 1997, foi concretizado com pleno sucesso o "soft landing. Em 1997, enquanto sua economia teve um aumento rápido de 8,8%, o preço de suas mercadorias a varejo aumentou apenas 0,8% em comparação com o de 1996, registrando-se uma boa situação de "crescimento rápido e inflação baixa" na economia nacional e entrando num caminho de desenvolvimento constante, rápido e sadio.

A produção dos principais produtos industriais e agrícolas colocada na dianteira do mundo. Em 1997, as produções de cereais, algodão, sementes de colza, carne, carvão, fibras sintéticas, fios de algodão, tecidos, vestuários, cimento, televisor, serviço de telefone com controle programado digital e aço ficaram em primeiro lugar do mundo, enquanto o volume de produção de eletricidade e de adubos químicos, no segundo lugar. A reserva do país aumentou consideravelmente. A reserva de grãos superou o maior volume na história chinesa. Ao mesmo tempo, a reserva de divisas classificou-se no segundo lugar do mundo com 140 bilhões de dólares norte-americanos em fins de 1997 contra 170 milhões de dólares norte-americanos em 1978.Como a China é populosa e com a agricultura fraca, a solução da questão de alimentação do povo foi sempre um assunto primordial do país, ao mesmo tempo, uma questão que chama atenção de todo o mundo. Na história, devido a diversos motivos, foi frequente o fenômeno de colheita boa de cereais num ano e balançando em outros anos, resultando assim em grande carência. Desde a reforma e a abertura, a China persistiu na sua orientação de colocar o desenvolvimento agrícola no lugar primordial da economia nacional através de políticas, preços e ciências, de modo a ter mobilizado o entusiasmo de todos os camponeses e elevado a produtividade integral da agricultura.

Um grande salto histórico na produção agrícola. Em 1978, a produção global de grãos foi de 304 bilhões e 750 milhões de quilos, mas em 1996, subiu para 504 bilhões e 500 milhões. Em 1997, ano em que uma grande área do Norte da China sofreu a seca, a produção de cereais ainda atingiu 492 bilhões e 500 milhões de quilos. Até 1998, a produção per capita chegou a cerca de 400 quilos, atingindo a média mundial. Ao mesmo tempo, as produções de algodão, de produtos oleaginosos e de frutas aumentaram também notavelmente. Em 1997, as produções de carne, ovo e produtos aquáticos per capita atingiram respectivamente 43,3, 17,5 e 28,8 quilos, ultrapassando a média do mundo.

O desenvolvimento econômico trouxe a melhoria da vida do povo. Em 1996, a receita per capita para a vida dos urbanos de todo o país atingiu 4 mil e 377 yuans (527 dólares norte-americanos), com um aumento de 1,97 vezes em comparação com a de 1978 e um ritmo de crescimento médio de 6,2% ao ano. Em 1997, a receita per capita para outras finalidades dos urbanos atingiu 5 mil e 160 yuans (622 dólares norte-americanos). Em 1997, a receita líquida per capita dos camponeses atingiu 2 mil e 90 yuans com um aumento de 4,8 vezes em comparação com a de 1978 e um crescimento de 9,7% ao ano. A qualidade da vida tanto dos urbanos como dos camponeses melhorou constantemente. Agora, a percentagem das despesas dos urbanos no custo de alimentação, nomeadamente o coeficiente Engel, é de 48,6% do total de suas despesas, com um declínio de 8,1 %, enquanto as dos camponeses ocuparam 56,3%, com um declínio de 11,4%. A par com isso, a área habitacional dos urbanos aumentou de 3,6 metros quadrados em 1978 para 8,7 metros quadrados de hoje, enquanto a área habitacional dos camponeses, de 8,1 metros quadrados para 21,7. Com abundantes mercadorias, as condições de vida do povo, tanto de alimentação e vestuário, como de moradia e suas necessidades cotidianas, melhoraram consideravelmente. Além disso, o depósito bancário, quer dos urbanos quer dos camponeses, aumentou imensamente.Desapareceu fundamentalmente o fenômeno de que a oferta não atendia à procura, com o que o mercado de venda voltou-se ao mercado de compra. Antes da reforma e abertura, eram vendidos de maneira racional com cupões muitos artigos de uso diário desde sabão, fósforo e tecido até bicicleta e máquina de costura. Com o desenvolvimento nos últimos 20 anos, a China livrou-se da época econômica em que careciam muito de mercadorias, tendo um equilíbrio entre a oferta e a procura, inclusive tendo a oferta maior que a procura. Desapareceu então o fenômeno de fazer compras por longas filas ou por ração, fenômeno muito comum antes da reforma e abertura.

Nos últimos 20 anos, os artigos industriais de consumo tornaram-se cada dia mais abundantes, com a média per capita cada dia mais acrescida. A produção das indústrias têxtil e leve aumentou várias vezes. A produção de fios de algodão aumentou de 2 milhões e 380 mil toneladas a 5 milhões e 400 mil; a produção de tecidos aumentou de 11 bilhões e 100 milhões de metros a 22 bilhões; a produção de fibras sintéticas aumentou de 285 mil toneladas a 422 mil; a produção de açúcar aumentou de 2 milhões e 270 mil toneladas a 6 milhões e 800 mil. O desenvolvimento da produção dos artigos eletrodomésticos foi rápido. A produção de televisor passou de 3 800 unidades a 26 milhões e 430 mil, enquanto a de geladeira, de 280 mil a 9 milhões e 860 mil unidades. A percentagem das famílias utentes de máquina de lavar, geladeira e televisor na zona urbana está igualando à dos países desenvolvidos; enquanto o índice do uso no campo elevou-se muito. 70% das famílias rurais contam com televisor cor branca e preta; e 25%, com televisor a cor; 20%, com máquina de lavar e 10%, com geladeira. Atendendo às necessidades diferentes no consumo urbano e rural, a produção de aparelhos de ar condicionado, vídeo, VCD, piano, sistema sônico, computador e carro torna-se cada dia maior com qualidade cada dia melhor.

Foi superada a situação em que a oferta não atendia à procura nos principais meios de produção. Antes da reforma e abertura, era insuficiente a oferta de aço, metais não ferrosos, adubos químicos, cimento e chapas de vidro, de modo que afetou muito a produção agrícola. Nos 20 anos transcorridos, a produção desses meios de produção aumentou várias vezes. Em 1997, a produção de aço atingiu 107 milhões e 570 mil toneladas, aumentando 2,38 vezes em comparação com a de 1978; a produção de cimento atingiu 510 milhões de toneladas, aumentando 6,8 vezes; enquanto a produção de carro, um milhão e 590 mil unidades, aumentando 9,7 vezes. A par com a elevação da produção, acelerou-se a renovação de sua geração. Além de atender à procura interna, muitos produtos estão vendidos no exterior, entrando na concorrência internacional.Verificaram-se mudanças fundamentais no mecanismo econômico e no mecanismo funcional da China. Foi abandonada a forma de distribuição de meios e recursos controlada de maneira administrativa sob o sistema da economia planificada tradicional, ao mesmo tempo o mecanismo de mercado vem desempenhando importante função reguladora tanto na produção como na circulação da China.

Antes da reforma e abertura, aplicava-se a administração planificada diretória bem concentrada na China. Tomamos o ano de 1978 como exemplo, 25 principais produtos agrícolas foram controlados pelo estado tanto sobre suas áreas de cultivo como sobre sua produção em cada região. No terreno industrial, tal controle expandiu-se a 120 produtos, cifra esta ocupando 40% do valor total da produção industrial chinesa. Hoje em dia, foi suprimido tal planejamento nos produtos agrícolas e o estado aplica uma política orientadora apenas a 9 principais produtos agrícolas e a 12 produtos industriais em parte de suas produções, cifra esta ocupando apenas 4,1 %, e 90% menos que antes da reforma e abertura. A produção de 95% dos produtos está decidida por produtores segundo a situação do mercado.

Estabeleceu-se fundamentalmente o mecanismo de preço segundo as condições do mercado. Antes da reforma e abertura, o preço de mercadorias em sua maioria era determinado pelo governo. No valor global de venda a varejo, de venda de meios de produção e de venda e compra de artigos agrícolas e de ocupações auxiliares, o índice de mercadorias destas três áreas com o preço estipulado pelo governo representavam respectivamente 97%,100% e 92%. Hoje em dia, o preço de mercadorias em sua maioria está sendo determinado segundo a situação do mercado. E o índice de mercadorias com seu preço regulado segundo a situação do mercado representa respectivamente 92,5%, 8l,1 % e 79%.

Atividades econômicas com o exterior vêm sendo realizadas segundo as normas do mercado internacional. Na fase inicial da reforma e abertura, as espécies de artigos de exportação sob a orientação e coordenação do estado somavam 900, enquanto aplicava-se uma política planificada diretória sobre os artigos de importação. Quanto ao controle de divisas, aplicava-se o regime altamente concentrado de "receitas e despesas unificadas". Desde 1994, o estado desistiu o planejamento de receitas e despesas de divisas e o planejamento diretório sobre o valor total de exportação e importação, adequando o comércio com o exterior através de um conjunto de alavancas econômicas, tais como, taxa de câmbio, imposto alfandegário, juros e crédito, bem como com os meios jurídicos para a exportação. Além disso, foi bem concretizada a associação de duas taxas de câmbio de yuan chinês, baixou notavelmente o índice de impostos alfandegários. Foram estabelecidos o mercado unificado de divisas no país e o regime de câmbio de yuan chinês` controlado na base de oferta e procura do mercado, tendo permitido o câmbio de Reminbi em conta correntes.De muitos anos para cá, o desenvolvimento das áreas de energia, transporte e correios e telecomunicações foi muito lento, constituindo um "engarrafamento" que restringia o progresso da economia nacional. Depois da reforma e abertura, a China persistiu em desenvolver primordialmente as indústrias básicas e as instalações infra-estruturais, tendo definido a política de assistência e concentração de recursos financeiros por diferentes meios a fim de promover o rápido desenvolvimento destas indústrias.

Entre 1978 e 1997, a produção global de energia aumentou de 630 milhões de toneladas de carvão standard a um bilhão e 340 milhões, dos quais, a produção de carvão bruto cresceu de 620 milhões de toneladas a um milhão e 390 milhões. A produção de eletricidade ao ano aumentou de 256 bilhões e 600 milhões quilowatts/hora a 1132 bilhões. A partir de 1988, entraram em funcionamento, em cada ano, grupos de turbinas com um potencial superior a 10 milhões de quilowatts. Hoje, com exceção de poucas regiões, o abastecimento de eletricidade atende às necessidades tanto para o desenvolvimento da economia nacional como para o progresso social.

Durante os 20 anos, a quilometragem do transporte ferroviário aumentou de 48 mil a 66 mil, enquanto a percentagem das linhas ferroviárias eletrificadas e de combustão interna passou de 15,6% a 70%, o volume de carga de movimento aumentou de 534 bilhões e 500 milhões de toneladas/quilômetro a 1309 bilhões e 800 milhões, e o número de passageiros de movimento aumentou de 109 bilhões e 300 milhões/quilômetro a 352 bilhões e 200 milhões. O rápido desenvolvimento da construção rodoviária fez aumentar a quilometragem de transporte rodoviário de 890 mil quilômetros a um milhão e 260 mil. Ao mesmo tempo, a construção de autopista torna-se cada dia mais rápida com uma extensão total de 4 mil e 735 quilômetros. A carga de transporte rodoviário de mercadorias aumentou de 27 bilhões e 400 milhões de toneladas/quilômetro a 516 bilhões e 800 milhões, enquanto o número de passageiros aumentou de 52 bilhões e 100 milhões/quilômetro a 518 bilhões e 800 milhões, tendo elevado a percentagem de transporte de passageiros de 30% a 54% do total de transporte social, cifra esta ultrapassando muito a do transporte ferroviário. Em 1978, a carga e descarga de mercadorias dos principais portos litorâneos atingiu apenas 200 milhões de toneladas, mas em 1997, ela aumentou para 880 milhões. A carga por via fluvial aumentou de 377 bilhões e 900 milhões de toneladas/ quilômetro a 1935 bilhões e 200 milhões, e a de passageiros, de 10 bilhões e 100 milhões/quilômetro a 15 bilhões e 300 milhões. Em 1978, os aviões de transporte aéreo não chegaram a 80 e existiam apenas 34 aeroportos usados simultaneamente para fins civis e militares. Porém, até 1997, os aeroportos para fins civis somam 142, o número de aviões de transporte aéreo aumentou para 485 e a quilometragem das linhas aéreas aumentou de 150 mil quilômetros a um milhão e 420 mil, tendo aumentado a carga de passageiros de 2 bilhões e 800 milhões/quilômetro a 77 bilhões e 400 milhões.

Nas instalações estruturais, destacou-se o progresso muito rápido na área de correios e telecomunicações. O valor total dos serviços do setor aumentou de um bilhão e 200 milhões de yuans em 1978 a 177 bilhões e 900 milhões em 1997, a capacidade total de centros telefônicos de controle programado para fins públicos aumentou de 4 milhões e 50 mil a 110 milhões e 970 mil, cifra esta representando um acréscimo de 26 vezes. Em todas as cidades desde o nível distrital, foi popularizado o serviço de telefone por controle programado, a dimensão da rede telefônica classificou-se em segundo lugar do mundo. O índice de utilização de telefone aumentou de 0,43 unidade por cem pessoas em 1980 a 8,1 unidades em 1997, enquanto este índice na zona urbana atingiu 26,1 unidades. Tecnologias e equipamentos avançados para fins telefônicos tal como de serviço de telefone programado e para telecomunicações por cabos ópticos, microondas digitais, satélites, bem como telefones móveis são muito popularmente utilizados. Até 1997, foram construídos 6 cabos ópticos principais entre Beijing, Wuhang e Guangzhou (Beijing-Wuhan-Guangzhou),com uma extensão de 156 mil quilômetros. O número de utentes do telefone móvel chegou a 13 milhões e 230 mil. Formou-se preliminarmente na China uma ampla rede telecomunicativa modernizada que liga com todo o mundo integrando diversos meios telecomunicativos que tem telecomunicações públicas como principal e específicas como parte complementar.Do estabelecimento da zona econômica especial à abertura das cidades litorâneas e à formação das zonas francas, todo o país entrou numa fase de maior abertura. Depois de entrar nos anos 90, a par com a abertura do distrito Pudong, de Shang Hai e de outras regiões ao longo dos principais rios, das principais fronteiras e das principais linhas de transporte, vem estendendo-se a abertura no interior do país, tendo formado uma abertura diversificada multidimensional e extensiva.

Registraram-se grandes êxitos na cooperação econômica e comercial com o exterior. O valor total da exportação e importação aumentou de 20 bilhões e 600 milhões de dólares americanos em l978 a 325 bilhões e 100 milhões, cifra esta representando um aumento de 15,6% ao ano quase duas vezes que o aumento mundial. Ao mesmo tempo, a classificação da China no comércio mundial avançou do 32º lugar a 9%; a percentagem do valor de exportação no volume total da exportação mundial elevou-se de 0,75% em 1978 a 3,5% em 1999. Além disso, a estrutura de seus artigos de exportação e importação torna-se cada dia mais adequada, de modo a aumentar sua competitividade no mercado internacional. Até fins de l997, 41 empresas grandes e médias de propriedade estatal foram inscritas nas teles de bolsas de valores do exterior. Mais de 5 mil empresas instalaram seus filiais no exterior A China ainda tem investido no exterior nas áreas de exploração de petróleo e gás natural, de minérios e de produção de azeite de palmeira, bem como das áreas de altas tecnologias tais como de satélites para fins telecomunicativos e de projeção de circuito integrado de grande porte.

Grande progresso na absorção de investimentos estrangeiros diretos. Desde a reforma e a abertura, tem sido aproveitado um total de 370 bilhões de dólares, do qual 230 bilhões foram investidos diretamente por empresas estrangeiras. Foram aprovados no total mais de 300 mil projetos com investimento estrangeiro com o que foram empregadas 17 milhões e 500 mil pessoas. Nos cinco anos consecutivos desde 1993, a China tornou-se o país em desenvolvimento com a maior absorção de capital estrangeiro. Das 500 maiores corporações transacionais do mundo, mais de 300 investiram na China.Antes da reforma, a economia chinesa era de propriedade estatal, Em 1978, 99% do Produto Interno Bruto foram da economia de propriedade estatal, e apenas 1% veio da economia de propriedade não estatal. Do valor global de vendas a varejo no consumo social, 97,9% foram da economia de propriedade estatal, e o da economia de propriedade não estatal, 2,1%.

Com a reforma e a abertura e segundo suas condições concretas, a China persistiu na orientação do desenvolvimento comum da economia de diversas formas de propriedade, tendo a economia de propriedade estatal na posição dominante, estimulando as empresas de propriedade não estatal, tais como individual e privada e estudando novas formas para as empresas de propriedade estatal, de modo a trazer importantes mudanças na estrutura de propriedade. A economia de propriedade não estatal converteu-se num elemento econômico que teve o maior aumento no desenvolvimento econômico, promovendo assim a concorrência e animando a economia. A forma de propriedade estatal tornou-se variada. A economia do regime de ações e associação surgida tanto na zona urbana como na zona rural constitui um novo acontecimento durante o processo da reforma e um regime empresarial tipo chinês que integra diretamente os trabalhadores e os meios de produção. Tal regime tornou-se agora uma forma orgânica importante das pequenas empresas de propriedade estatal e coletiva na sua reforma estrutural. A economia de propriedade mista constitui outra forma nova de propriedade com a participação de capital estrangeiro. O seu rápido desenvolvimento ajudou muito a China a absorver capital externo, tecnologias avançadas e experiências administrativas.

O reajuste da estrutura proprietária quebrou a simples estrutura de propriedade estatal da economia planificada tradicional, formando uma nova estrutura de desenvolvimento comum da economia em diversas formas, tais como estatal, coletiva, individual, privada e estrangeira perante a concorrência do mercado. Segundo os dados publicados, até 1996, no valor total da produção industrial a economia de propriedade estatal ocupou 67,5%; a economia de propriedade individual,15,5%; e a economia de outras formas proprietárias,17%. Ao mesmo tempo, no valor total da produção industrial da economia de propriedade pública, a estatal ocupou 42%, e a coletiva 58%. Desenvolveram-se muito rapidamente as empresas de comarca e de vila que seu valor de aumento atingiu 39,4% do valor total de aumento da produção industrial e ocupou 24,1 % no PIB. No valor global de venda a varejo de artigos de consumo, o índice do valor da economia de propriedade pública ocupa 45,6%, o de propriedade individual, 32%, enquanto o de outras economias, 22,4%. O desenvolvimento comum da economia de propriedade diversificada vem desempenhando importante papel para promover o progresso da economia nacional, satisfazer às diferentes necessidades do povo e expandir o emprego.Por motivos restritivos de sua base econômica e de condições naturais, existe uma distância relativamente grande no desenvolvimento econômico entre as regiões do Centro e do Oeste e as regiões litorâneas do Leste da China. Depois da reforma e abertura, a China estudou na prática a estratégia de seu desenvolvimento econômico regional que se caracteriza pelo progresso gradativo em cada caso. Trata-se da orientação formulada por Deng Xiaoping de que "o rápido desenvolvimento em certas regiões empurra outras regiões", "promovendo assim de maneira constante e ondulante o progresso da economia nacional".

Com a superioridade de suas condições geológicas e econômicas, as regiões do Leste introduziram capital e tecnologias estrangeiras, desenvolvendo com grandes passos sua economia aberta, tendo obtido um rápido progresso econômico que exerceu efeitos exemplares e estimuladores a outras regiões do país.

Ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento rápido contínuo das regiões do Leste, o governo central deu maior apoio tanto na política como no investimento às regiões do Centro e do Oeste, tendo programado privilegiadamente seus projetos para exploração de recursos naturais e para a construção de infra-estrutura, aproveitando das condições próprias. Além disso, estimula-se as regiões do Leste a investir nas regiões do Centro e Oeste a fim de integrar a superioridade das tecnologias e capital das regiões do Leste com a de recursos naturais e baixo custo de mão de obra do Oeste, promovendo um quadro mais razoável de elementos produtivos e elevando a qualidade e eficiência do aumento econômico. A associação e a complementação entre as regiões do Leste e do Oeste aliviaram a carência de recursos energéticos e de matérias primas no Leste e promoveram o rápido desenvolvimento nas regiões do Centro e do Oeste. Em 1997, o ritmo do crescimento de investimentos a capital imobilizado das regiões do Centro e Oeste foi 20,9% no Oeste e 9,6% no Centro, sendo respectivamente 12,9% e 1,6% mais alto que o do Leste. Foram obtidos grandes êxitos na campanha de solidariedade aos pobres mobilizada desde o governo central a governos locais. Em 1978, a população rural pobre foi de 250 milhões, sendo um terço da população total rural. Até fins de 1997, tal taxa baixou para 50 milhões.Desenvolveu-se aceleradamente o ensino de todos os níveis e de todas as formas. Segundo as estatísticas de 1998, o número de alunos de todo o país atingiu 310 milhões, sendo 6,7% mais que o de 1978; a escolaridade de crianças de idade escolar atingiu 98,8%, sendo 4,8% maior que a de l978. Em todo o país,1882 distritos e regiões administrativas atingiram critérios sobre a popularização do ensino obrigatório de nove anos e sobre a alfabetização de jovens e adultos, com uma cobertura de 65o% da população total, enquanto a taxa de analfabetismo de jovens e adultos baixou para 6%. As escolas do ensino médio técnico profissional de nível do segundo grau secundário somam agora 18 mil e 600 e o número de seus alunos ocupa 56% do total dos alunos deste grau. Expandiu-se o ensino superior com 1032 escolas superiores e 1138 escolas de ensino supletivo, com um total de 5 milhões e 680 mil alunos. Desde a reforma e a abertura, foram formados 13 milhões e 500 mil especialistas profissionais de alto nível.

Grandes progressos nas ciências e tecnologias. O índice de contribuição das ciências e tecnologias ao aumento econômico chegou a 30%. Nos últimos 20 anos, foram realizados cerca de 300 importantes projetos científicos e tecnológicos com grandes resultados. Até maio de 1998, a China já fez 51 lançamentos de foguetes de marca Chang Zheng, fabricados e projetados por ela própria, tendo lançado com pleno êxito mais de 40 satélites por fins diversos, atendendo às necessidades internas e externas. O funcionamento da Usina Nuclear Qin Shan, a primeira usina nuclear de projeção e construção chinesa, atingiu o nível comercial, enquanto parte de suas tecnologias e aparelhos entraram no mercado internacional. Foram obtidos grandes êxitos no transporte ferroviário de carga pesada e na tecnologia para a alta velocidade, elevando a capacidade de transporte. A construção da rede de telecomunicações de alta velocidade por cabos ópticos e por centros de controle programado construiu firmes alicerces à modernização do setor de telecomunicação. Estão sendo dominadas as tecnologia de montagem das instalações para minas ao ar livre com capacidade de 20 milhões de toneladas, turbinas termoeléctricas com potencial de 600 mil quilowatts, usinas de transformação de corrente alternativa de 500 mil watts, grandes indústrias de etileno e adubos químicos e para a segunda fase do Combinado Siderúrgico Bao Shan, bem como as tecnologias para a projeção e fabricação de equipamentos importantes. Foram obtidos grandes êxitos na construção de electron positron collider, aparelhos de sincroradiação, acelerador de átomos pesados, instalações de fusão nuclear e grande conjunto-binocúlo astronômico.A reforma e a abertura animaram a causa cultural. Até fins de 1997, a China já tem 2 mil e 690 bibliotecas públicas, aumentando 1,15 vezes em comparação com 1978; mil e 244 emissoras de rádio,12,4 vezes; e 880 emissoras de TV, 26,5 vezes. O quadro de editoras e de suas tiragens de revistas e livros classifica-se na dianteira do mundo. Em 1997, foram publicados 19 bilhões e 300 milhões de exemplares de jornais a nível nacional e provincial, com um aumento de 6 bilhões e 520 milhões em comparação com o de 1978; 2 bilhões e 500 milhões de revistas, com um aumento de um bilhão e 74 milhões; 7 bilhões e 100 milhões de livros, com um aumento de 3 bilhões e 330 milhões. Registrou-se uma melhoria na saúde pública com o desenvolvimento contínuo da medicina tradicional chinesa. Até fins de 1997, em todo o país, somam 2 milhões e 160 mil leitos,1 milhão e 50 mil mais que 1978. Notáveis resultados na profilaxia e prevenção contra doenças. Segundo relatórios ordinários, a incidência caiu de 7 mil e 61 por 100 mil pessoas nos anos 70 a 201,66 em 1997. A saúde de mulheres e crianças melhorou consideravelmente. Os principais índices de saúde estão classificados na dianteira do mundo, enquanto a expectativa de vida atinge 70,8 anos. A mortalidade infantil desceu de 74 por mil 20 anos atrás à metade dela. A causa esportiva entrou numa nova etapa de pleno desenvolvimento. Segundo cálculo acumulado, em todo o país, um bilhão de jovens e adolescentes atingiram os critérios estabelecidos pelo estado. Entre 1978 e l997, os atletas chineses ganharam l097 títulos em eventos internacionais, tendo batendo 720 recordes mundiais. Em 1997, a receita de turismo chegou a 12 bilhões e 74 milhões de dólares, passando assim de 41º lugar a 9º na classificação do setor mundial.

Grandes êxitos na estratégia de desenvolvimento sustentável. A taxa de nascimento e a taxa de crescimento natural demográfico do país baixaram respectivamente de 19,28 e 12,00 por mil em 1978 a 16,57 e 10,06 por mil em 1997. Em 1997, os empregados de todo o país somam 696 milhões, sendo 294 milhões e 480 milhões mais que de 1978 com um aumento médio de 15 milhões e 500 mil por ano. Até fins de 1997, 87 milhões e 700 mil empregados de todo país inscreveram-se em seguros sociais, ocupando 84% do total, dos quais,13 milhões participaram do regime médico de assistência gratuita de doenças graves, enquanto um milhão e 30 mil aposentados, no regime médico de assistência gratuita. Foi estabelecido o sistema de garantia mínima de vida em mais de 330 municípios e 204 distritos. Grandes progressos na proteção ambiental. Foi controlada a tendência de crescimento de despejos de resíduos poluentes industriais. Em l997, a taxa de tratamento de ar, água e lixo sólido industrial atingiu respectivamente 85,3, 80,6 e 60, 1 %. Foram concretizados os projetos contra a poluição de águas dos Três Rios e Três Lagos, principalmente o Rio Huai e o Lago Tai. Somam em todo o país agora 932 reservas naturais com uma área total de 76 milhões e 710 mil hectares, cifra esta representando 7,7% do território total do país. A taxa de cobertura Florestal cresceu de 12% nos últimos anos da década 70 a 13,92%. Em 12 províncias, foram arborizadas fundamentalmente áreas e montes estéreis.

CHINA= 1999.1 (3P 1)