Direito do Trabalho na Integração Regional traz análise atual, com grande objetividade, das complexas questões trabalhistas nos processos de integração econômica. Alguns dos mais renomados profissionais latino americanos reunidos no II Congresso do Cone Sul sobre Direito do Trabalho na Integração Regional realizado pela Sociedade Brasileira de Direito do Trabalho na Integração Regional, traçam um perfil da situação atual no âmbito do Mercosul, das perspectivas face à Alca e também na esfera da OMC – Organização Mundial do Comércio.
No Mercosul, Políticas de Emprego, Mercado de Trabalho, Negociações Coletivas Transnacionais além de um balanço e análise das perspetivas do Regime de Solução de Disputas e do Direito do Trabalho, são temas minuciosamente tratados por Daniel Lipovetzky, José Paulo Zeetano Chahad, Helios Sarthou, Gonzalo Oscar Cuartango e Jorge Dario Cristaldo M.
Jaime Cesar Lipovetzky, Luis Carlos Amorim Robortella, Luis Rafaghelli e Ricardo Arturo Foglia analisam com profundidade as questões do Direito do Trabalho no Livre Comércio e na Integração Regional, assim como As Novas Formas de Trabalho, Os Movimentos Sociais e se Impacto nas Relações Sindicais e ainda o Trabalho Migrante Regional.
Os Tribunais Comunitários e as Justiças Nacionais são examinados a fundo por Cassio Mesquita Barros. Os Movimentos Sociais e Sindicatos, a Ação Sindical Comunitária e a Greve Transnacional, são temas tratados por Waldemar Alves do Santos e David Torres.
O Direito do Trabalho na Alca é o assunto a que se dedica Nelson Mannrich, com usual brilhantismo.
Durval de Noronha Goyos Jr. faz exame tanto singular quanto precioso do “Dumping”social e da agenda para a nova rodada de negociações da OMC.
Advogado admitido no Brasil, Inglaterra e Gales e Portugal. Formou-se em direito pela PUC-SP em 1975. Árbitro do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), e professor de direito do comércio internacional na pós-graduação da Universidade Cândido Mendes (RJ).