Prefácio do livro Antologia Poética – Primeiras Ideias, São Paulo, 07 de setembro de 2018.
Em seguimento ao enorme sucesso obtido pela antologia Contos de Amor e Dor publicada pela Editora UBE em abril de 2018, e de sua concorridíssima festa de lançamento, a União Brasileira de Escritores (UBE) resolveu promover, quase que imediatamente, a sua segunda antologia com o próprio selo, mas desta vez com poemas de seus membros. Também nesta ocasião, o processo seletivo revelou-se árduo, pela alta qualidade da poética apresentada para análise, a qual resultou na recolha de cinquenta poemas de autoria de escritores radicados em três países, Brasil, França e Portugal, e de onze estados brasileiros federados, a saber: São Paulo; Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro; Pernambuco; Maranhão; Ceará; Distrito Federal; Minas Gerais; Bahia; Paraíba; e Mato Grosso do Sul. Estes estados são representativos de todas as regiões brasileiras, o que comprova a vocação verdadeiramente nacional da UBE.
Mais uma vez, o estado de São Paulo contribuiu com o maior número de autores, vinte e três, sendo treze da capital e dez de seu pujante interior, representado por Araçatuba; Cotia; Igarapava; Jaú; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; São João da Boa Vista; São José dos Campos; e São José do Rio Preto. Seguiu-se o estado do Rio Grande do Sul, com seis autores, todos eles da capital gaúcha. Em seguida, vieram os estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco. As mulheres representaram a maioria dos autores selecionados, em número de vinte e sete. Por outro lado, como já ocorrera em nossa antologia pregressa, Contos de Amor e de Dor, as idades dos autores variaram dos vinte e dois aos oitenta anos, para uma qualidade uniforme e consistente, como poderá ser constatado pelos leitores.
O mote desta Antologia Poética Primeiras Ideias é uma homenagem da União Brasileira de Escritores (UBE) ao movimento Beat, posteriormente Beatnik, que neste ano completa o seu septuagésimo aniversário e, embora iniciado dos Estados Unidos da América (EUA), teve uma grande repercussão no Brasil com um trabalho literário da mais alta qualidade. Como é sabido, o movimento Beatnik pretendeu promover uma revolução cultural através da literatura, expressa numa linguagem nova em que prevalecia a informalidade e a transmissão pela oralidade. O próprio escritor Beatnik tinha um estilo de vida independente, era contestador e anticonformista, ao mesmo tempo em que desprezava os valores e padrões culturais materialistas.
Um dos grandes representantes desta geração de talentos no Brasil é o poeta Cláudio Willer, hoje com setenta e sete anos, que foi por duas vezes presidente da UBE e ora enriquece esta Antologia Poética com um de seus inspirados poemas. Correndo o risco de cometer uma grande injustiça pela omissão de importantes nomes, gostaria de elencar outros grandes poetas que contribuem nesta Antologia: Levy Bucalem Ferrari, ex-presidente da UBE e consagrado escritor; Izacyl Guimarães Ferreira, ex-diretor da UBE e poeta consagrado e laureado; Eliana Machado, poeta brasileira radicada em França e premiada internacionalmente; Betty Vidigal, importante poeta paulistana e diretora da UBE; Luciene Balbino, notável poeta brasileira radicada em Portugal; Darcy Reis Rossi; Maria Tereza Fornaciari; e Everardo Dantas da Nóbrega, para citar apenas alguns.
De fato, da biografia de cada um dos autores selecionados e publicados nesta Antologia, que vem exibida antes do seu respectivo poema selecionado, permite vislumbrar-se a diversidade do histórico pessoal de cada qual, incluindo sua bagagem educacional, experiência de vida e consagrações literárias, para além da qualidade de sua obra, refletida na poesia apresentada a seguir. Mais uma vez, não são eles escritores inéditos. Ao contrário: são todos experientes, publicados e consagrados.
Como é comum numa antologia, também nesta cada um dos autores responde nos termos da Lei pelo material de sua responsabilidade pessoal ora e aqui publicado. Os poemas, como diria o grande escritor italiano, Giuseppe Ungaretti, são percepções e reflexos vocabulares de sentimentos e visões do coração das gentes, formados nos recônditos da alta do poeta e, por conseguinte, são obras de total ficção literária. Desta maneira, não comportam eles nenhuma relação com quaisquer pessoas vivas ou mortas. Qualquer semelhança das situações objeto dos poemas aqui insertos com elementos da vida real, por improvável que seja, terá sido uma enorme coincidência involuntária e absolutamente não intencional por parte dos autores.
A Editora UBE tem a mais alta satisfação e grande orgulho em lançar esta extraordinária Antologia Poética – Primeiras Ideias, a qual constitui a décima obra publicada com seu selo, em pouco mais de um ano de existência.
São Paulo, 7 de setembro de 2018.
Durval de Noronha Goyos Júnior – Presidente da UBE
Advogado admitido no Brasil, Inglaterra e Gales e Portugal. Formou-se em direito pela PUC-SP em 1975. Árbitro do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), e professor de direito do comércio internacional na pós-graduação da Universidade Cândido Mendes (RJ).