Prefácio do livro Use o seu CÉREBRO para VENDER através de atitudes INTELIGENTES de Sérgio Frota, Sao Paulo, 19 de novembro de 2018.
Este notável livro não é apenas uma obra do gênero de autoajuda para a mercadologia, como seu título “Use o seu CÉREBRO para VENDER através de atitudes INTELIGENTES” poderá levar a crer, mas apenas à primeira vista. Dividido em quatorze atitudes comportamentais básicas para o sucesso na vida, mais do que simplesmente nas vendas, a obra de Sérgio Frota incorpora, como anexos, quatro edificantes histórias a respeito de sua vida pessoal, que bem exemplificam os conceitos nela apresentados.
Um título alternativo, a meu ver, o qual poderia ser igualmente muito apropriado para o livro seria “Como ter sucesso e ser feliz”. De fato, o chamado sucesso profissional e financeiro frequentemente vem desacompanhado da felicidade pessoal, o que o transforma, na realidade, num triste fracasso. O sábio inglês, Bertrand Russell, em sua obra “The Happy Man”, o homem feliz, lembra que o meio da felicidade é uma vida construtiva em que o sujeito seja, ao mesmo tempo, ativo e passivo de afeições.
Sérgio Frota, em seu livro, retira muitos valiosos ensinamentos de sua, tanto rica quanto diversificada, atividade profissional, mas também, é certo, do sucesso de sua vida afetiva pessoal com sua bela família e com a legião de amigos que granjeou mediante a aplicação prática do substrato das atitudes que ora nos apresenta. Essas nos servem como inspiração e também como referência. A respeito do tema e com grande propriedade, escreveu o perspicaz Chateaubriand, “a verdadeira felicidade custa pouco; se é cara, não é de boa qualidade”.
Como profissional, Sérgio Frota teve uma vasta experiência tanto na iniciativa privada, como no setor público, havendo ocupado nas duas modalidades posições de grande importância e obtido um sucesso profissional reconhecido por todos aqueles que o conheceram. Contudo, seu caráter vencedor já havia sido formado por volta dos dez anos de idade, o qual já possuía algumas das características que chamavam a atenção então e agora. Essas qualidades despontam nas suas atitudes como a determinação, o altruísmo e a habilidade social, para além, seguramente, da honestidade.
Através da determinação, Sérgio Frota conseguiu inicialmente uma extraordinária trajetória esportiva e profissional, bem como superar as enormes dificuldades de um derrame sem se abater, reconquistando mesmo uma vida normal. Mediante o altruísmo e a habilidade social, obteve não apenas a legião de amigos que o acompanham, mas também as técnicas para o trabalho em equipe, necessário para a consecução de seus objetivos. Quanto à honestidade de caráter, que transparece em toda a sua obra, deve-se dizer que seja a argamassa de uma vida feliz e bem sucedida.
O livro “Use o seu CÉREBRO para VENDER através de atitudes INTELIGENTES” exala aquilo que os gregos clássicos denominavam Pathei Mathos, expressão consagrada pelo dramaturgo e filósofo grego, Ésquilo, em Agamêmnon, que significa que a sabedoria vem através dos sofrimentos. Sérgio Frota aprendeu a sofre com os treinamentos nas piscinas sob a direção do grande Décio Lang, para se destacar no cenário nacional e internacional da natação de alto rendimento. E foi também numa piscina que teve o derrame, o qual não conseguiu abater o grande jatobá de sua pessoa.
O livro de Sérgio Frota nos traz exemplos e inspirações diversas para a vida profissional de todos nós mas, se examinado a fundo, também para as nossas pessoas e círculos sociais, íntimos ou não. Numa perspectiva filosófica, o Autor demonstrou que Solon, o estadista grego citado por Heródoto nas Histórias, estava errado quando afirmou que “nenhum homem pode ser feliz até a sua morte ”. Sérgio Frota nos mostra cabalmente em seu livro como ser feliz e obter sucesso durante as nossas vidas.
São Paulo, 19 de novembro de 2018.
Advogado admitido no Brasil, Inglaterra e Gales e Portugal. Formou-se em direito pela PUC-SP em 1975. Árbitro do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), e professor de direito do comércio internacional na pós-graduação da Universidade Cândido Mendes (RJ).