Os 32 empresários mato-grossenses que participam da Missão Empresarial China, na Canton Fair, até o dia 22 de outubro, organizada pelo Sebrae Mato Grosso, receberam, antes do embarque, ocorrido ontem, orientações sobre a viagem e a cultura de negócios daquela nação asiática. Além de estabelecer contatos prévios para a iniciativa privada incrementar o comércio exterior, a instituição promoveu reuniões e encontros para abordar a cultura chinesa e hábitos comerciais.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, informa que a preparação para esse tipo de visita é mais importante do que a viagem propriamente em si. "Quando se trata de relações internacionais, o aspecto cultural é muito importante. Como a questão do hábito, vestuário e alimentação", afirma. "Religião é um assunto que você não pode tratar. Não se pode perguntar a relação de países árabes com Israel", lembra Pedro Nadaf ao especificar detalhes a serem observados para negociação com nações árabes.

Os empresários mato-grossense receberam ainda informações sobre a forma ideal de se apresentar ao mercado local. Uma das orientações é que os empreendedores de Mato Grosso serão recebidos na China por pessoas jovens, pois a População Economicamente Ativa (PEA) do país está na faixa de 25 anos a 35 anos. O contato com jovens é situação comum em território chinês, embora a última palavra seja de alguém mais idoso e experiente.

Uma das fases de capacitação voltada para a Missão China contou com orientação de Paulo Farkas Bitelman, formado em Relações Internacionais e sócio de trading em Shanghai, e o advogado Bento Delgado Kardos, habilitado em Direito Internacional e Comércio Internacional pela Universidade da Califórnia (EUA).

Da Assessoria
Sebrae-MT