Discurso proferido no Seminário de 80 anos de Moniz Bandeira na sede da UBE, 14 de junho de 2016.
Impossibilitado que estou de mandar uma mensagem ao vivo, em função do meu estado de convalescença de uma cirurgia bucal, pedi ao meu amigo, Durval de Noronha Goyos, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), que lesse esta mensagem por ocasião da Abertura dos trabalhos do seminário que aquela entidade hoje realiza em homenagem ao decurso dos meus 80 anos.
Fiquei imensamente feliz pela iniciativa e muito agradecido em ver meus amigos Samuel Pinheiro Guimaraes, Aldo Rebelo, Regina Gadelha, Tullo Vigevani, Walter Sorrentino, Cassia Janeiro, Levi Ferrari e Durval de Noronha Goyos tratar de aspectos diversos da minha obra.
A iniciativa da UBE é também de grande importância institucional neste momento histórico em que cabe a todos os brasileiros a defesa de nossa democracia, dos direitos fundamentais, do devido processo legal e de nossas instituições, bem como a reflexão sobre os perigos que nos ameaçam.
Vejo que a UBE retornam um processo de liderança institucional no Brasil, iniciado em 1942, o que me causa enorme satisfação.
Muito obrigado, mais uma vez, a todos os amigos e amigas, hoje presentes na nova sede da UBE, em São Paulo, pela homenagem que neste momento recebo.
Heidelberg, 14 de junho de 2016.
Prof. Dr. Luiz Antonio Moniz Bandeira
Advogado admitido no Brasil, Inglaterra e Gales e Portugal. Formou-se em direito pela PUC-SP em 1975. Árbitro do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), e professor de direito do comércio internacional na pós-graduação da Universidade Cândido Mendes (RJ).