O Noronha Advogados obteve vitória na ação de indenização por danos morais movida pelo intelectual Moniz Bandeira ? vencedor do prêmio Juca Pato 2005 pela autoria do livro Formação do Império Americano ? contra a revista Primeira Leitura. A decisão condena também o editor Reinaldo Azevedo, e o filósofo Roberto Romano, ao pagamento da quantia de R$ 17,5 mil, respectivamente pela veiculação e autoria de uma resenha sobre o livro com fortes críticas ao seu autor.

O juiz da 35ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo acatou os principais pontos da tese defendida pelo escritório, notadamente o de que o conteúdo do texto veiculado pela publicação teve o intuito de ofender e ridicularizar o autor. Em setembro passado, o Noronha Advogados havia obtido outra importante vitória em favor de Bandeira: a aplicação de uma multa de R$ 133 mil à Primeira Leitura, devido ao atraso na publicação da resposta do intelectual à resenha ofensiva. Tal direito lhe havia sido garantido por uma sentença do juiz da 28ª Vara Criminal da Barra Funda proferida em 24 de março, que foi cumprida somente em 30 de junho.

A disputa judicial foi iniciada em fevereiro, e nesse momento ainda tramita na Justiça uma apelação da revista, referente ao direito de resposta. ?Essa última decisão também é passível de recurso, mas as perspectivas de êxito são bastante positivas?, avalia Adriano Boni de Souza, diretor do departamento contencioso do escritório.